O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente no salário ou benefício de quem contratou o serviço.
Ao assinar o contrato, a pessoa autoriza o banco ou instituição financeira a debitar as parcelas para quitação do empréstimo mensalmente e isso funciona como uma garantia para o credor.
Hoje, no mercado existem empréstimos consignados disponíveis para os seguintes perfis:
- Funcionários públicos, aposentados e pensionistas do INSS;
- Funcionários de empresa privada;
- Militares ativos e inativos.
O empréstimo consignado é para todo mundo?
Além de funcionários públicos, aposentados, pensionistas do INSS e militares, quem trabalha em empresas privadas também pode solicitar o empréstimo consignado, porém, é necessário que a empresa tenha convênio com algum banco que ofereça o serviço pois mesmo trabalhando com carteira assinada, alguns grupos de funcionários não podem pedir empréstimo consignado privado, como é o caso dos empregados domésticos.
Mas afinal, existe idade máxima para solicitar um empréstimo consignado?
Não existe nenhuma orientação com relação à idade máxima ou mínima para a linha de crédito de acordo com a Lei 10.820, que determina as regras do empréstimo consignado.
No entanto, cada instituição financeira ou banco possui regras próprias e é possível que esse limite de idade seja imposto pela política de crédito deles.
A realidade é que algumas instituições determinam uma idade máxima para liberar o crédito consignado por conta do risco operacional.
Quanto mais idoso for o contratante, maior é o risco de inadimplência, já que no Brasil a expectativa de vida é de até 74 anos e poucos meses.
Por isso, quanto mais idade tiver o contratante do empréstimo, menor é o valor oferecido no empréstimo. Isso também se reflete no prazo para pagamento. Quanto mais idoso, menos parcelas serão oferecidas para o pagamento total do empréstimo.
Em resumo, apesar de não existir um impeditivo legal para idosos entre 75 e 80 anos solicitarem um empréstimo consignado, os bancos e as instituições financeiras limitam esse acesso.